RSS

FILME JULGAMENTO DE NUREMBERG


Sinopse: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidirem o destino de oficiais nazistas, julgados por seus bárbaros crimes, cometidos nos campos de concentração, em nome da loucura do III Reich. Entre eles está o notório Hermann Goering (Brian Cox). Com os ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, o promotor Robert Jackson (Alec Baldwin) questiona os direitos dos acusados.

Direção: Yves Simoneau.

Elenco Principal: Alec Baldwin, Jill Hennessy, Christopher Plummer e Brian Cox.

Boa diversão galera!



CURIOSIDADES:
O Julgamento de Nuremberg, ou oficialmente, o Tribunal Militar Internacional (TMI) foi um Tribunal Internacional formado após o fim da segunda Guerra Mundial, com o objetivo de julgar os crimes de guerra cometidos pelos chefes da Alemanha nazista e que feriram o direito internacional.

Em agosto de 1945, reuniram-se em Londres representantes da Grã-Bretanha, da França, dos Estados Unidos e da então U.R.S.S. Nessa ocasião assinaram um acordo criando o Tribunal, que acabou sendo instalado na cidade de Nuremberg, na Alemanha.

Os Juízes e promotores públicos que atuaram no julgamento tinham origem nesses quatro países. As regras que definiram quais os crimes seriam julgados, assim como as regras para os processos e para o julgamento, foram estabelecidas através da Carta de Londres.

Entre 1945 e 1949 foram julgados 13 processos, nos quais estavam envolvidos 24 réus, embora apenas 21 tenham ido a julgamento. Dos acusados, 20 eram médicos, acusados de cometer atrocidades.

As várias acusações foram classificadas em quatro modalidades principais, sendo que cada réu era acusado em uma ou mais modalidades. Foram elas:
● Conspiração e atos deliberados de agressão.
● Crimes de guerra.
● Crimes contra a paz.
● Crimes contra a humanidade.

Os 22 réus julgados em Nuremberg tiveram as seguintes sentenças:
● 10 anos de prisão para Karl Donitz.
● 15 anos de prisão para Konstantin Freiherr von Neurath.
● 20 anos de prisão para Baldur Von Schirach e Albert Speer.
● Prisão Perpétua para Rudolf Hess, Erich Raeder e Walther Funk.
● Sentença de morte na forca para Hermann Wilhelm Göring(*), Alfred Rosenberg, Alfred Jodl, Martin Bormann (foi julgado à revelia, pois estava morrendo), Wilhelm Keitel, Wilhelm Frick, Hans Frank, Fritz Sauckel, Julius Streicher, Ernst Kaltenbrunner, Arthur Seyss-Inquart, e Joachim von Ribbentrop.
● Foram considerados Inocentes: Hjalmar Schacht, Franz Von Papen e Hans George Fritzsche.

(*)Hermann Göring, o réu mais polêmico, suicidou-se ingerindo uma cápsula de cianureto de potássio, um dia antes de ser executado na forca. A origem de tal cápsula jamais foi descoberta.

A execução de todos os condenados a morte na forca ocorreu no dia 16 de Outubro de 1946, e foi assistida por 45 pessoas.O Julgamento de Nuremberg durou 285 dias, nos quais foram ouvidas 240 testemunhas. Outros julgamentos de criminosos da II Guerra Mundial foram realizados nas próprias zonas de ocupação, dos quais destaca-se o Tribunal de Tóquio (1946 – 1948).






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

Anônimo disse...

Joalensil, qual a sua posição dentro do espectro político? Você é esquerdista? Socialista? Estadista e esquerdista? Você é de extrema-direita?.... Enfim, e há algum partido político que você mais se identifique?

Unknown disse...

o primeiro video eu ja vi na TNT.
vou ver o doc de baixo que parece ser historico.

Anônimo disse...

Grande filme.

Roberta Santana disse...

Um triste capitulo na historia da humanidade.
Parabéns pelo blog Joalensil. :D

Anônimo disse...

ja chorei muito na parte com a historia real no video +/- 01:23:19

Gabriel disse...

muito bom o filme.
vlw!

Anônimo disse...

Alguém tem notícias da greve dos fa sites ?

Postar um comentário